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Política ESTRADAS

CADÊ O DINHEIRO DO FINISA? Prefeituras fazem consórcios para recuperar estradas

Municípios fazem consórcio para recuperação de rodovias estaduais. A competência seria do Governo do Estado

25/09/2020 09h47 Atualizada há 4 semanas
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Por: Redação
Chuvas causaram danos em março, apelos foram feitos e nenhuma resposta do Governo (Foto/CidadesNaNet)
Chuvas causaram danos em março, apelos foram feitos e nenhuma resposta do Governo (Foto/CidadesNaNet)

Os municípios de Francisco Macedo, Belém do Piauí, Padre Marcos e Marcolândia fizeram um consórcio entre si para recuperação da rodovia PI 243, que se encontra totalmente depreciada.  Nesse caso, nunca é demais questionar sobre a destinação dada aos recursos do Finisa (Programa de Financiamento da Infraestrutura).

O problema se agravou a partir do último inverno, de janeiro a maio, por causa das chuvas intensas sobre a região. Logo em seguida não houve qualquer ação do governo do estado, a quem compete responsabilidade pela manutenção, para garantir a recuperação da mencionada rodovia.

A restauração está sendo feita perto de dois bueiros, nas imediações de açudes da região, por conta do iminente risco de acidentes, de acordo com informações do prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar.

“Foram feitos vários apelos à autoridade estadual para que providências fossem adotadas, diante da situação crítica próximo a um açude na entrada da cidade e outro ponto localizado bem perto do açude do Zé Marcolino”, disse o prefeito, acrescentando que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) tomou ciência dos apelos em 25 de março, portanto, há nada menos que seis meses. “Mesmo assim nada foi feito para nos ajudar.”

A situação também se verifica na rodovia PI 114, entre Campo Maior e Cabeceiras. Com as chuvas, vários buracos se abriram ao longo da estrada. As prefeituras dos dois municípios fizeram a recuperação depois de encaminhar reivindicações ao Governo do Estado e não serem atendidas.

Alguns trechos foram recuperados pelos próprios moradores. “Parece como no tempo antigo em que a estrada foi se esfarelando até chegar na piçarra”, comentou Francisco de Assis, residente na zona rural de Cabeceiras. Refere-se ao asfaltamento colocado em governos anteriores e onde não houve qualquer manutenção.

O asfalto atual foi feito em 2012 pelo Governo Wilson Martins. São 43 km entre Campo Maior e Cabeceiras. O problema acontece na maior parte da rodovia.

Em 2018, o Executivo estadual teve acesso a recursos da ordem R$ 922 milhões para recuperação e manutenção de rodovias através do Finisa. Os recursos foram liberados mediante interveniência judicial ora do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), ora do desembargador federal Kássio Nunes, do TRF1 (Tribunal Regional Federal). Compete observar que ambos foram nomeados por governos do PT, mesmo partido do governador Wellignton Dias, e as liberações na época foram recebidas com surpresa, justamente porque o Governo não tinha prestado contas de parcelas anteriores dos mencionados empréstimos junto à Caixa Econômica Federal.

De acordo com uma auditoria realizada pelo TCE-PI (Tribunal de Contas do Estado) cerca de R$ 799 milhões teriam sido desviados para fazer calçamentos em diversos municípios. A auditoria observou que os recursos foram obtidos para uma finalidade - a recuperação de estradas - e empregados em outra - a construção de calçamento e de estradas vicinais. Isso em pleno período de campanha para a reeleição do atual governador.  (Toni Rodrigues)

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