Domingo, 27 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Política INSEGURANÇA

POR QUE SERÁ QUE ELE NÃO VÊ?

Fábio Abreu não admite que insegurança é maior problema enfrentado pela população teresinense

17/09/2020 06h17
128
Por: Redação
Fábio Abreu na convenção que oficializou sua candidatura a prefeito (Foto/Cidade Verde)
Fábio Abreu na convenção que oficializou sua candidatura a prefeito (Foto/Cidade Verde)

O deputado federal Fábio Abreu, candidato a prefeito de Teresina pelo PL, disse que o maior problema de Teresina atualmente são mobilidade urbana e saneamento básico. Terá como vice a pastora Diana Carvalho, indicada pelo Republicanos.

Não se pode desprezar o impacto desses problemas sobre a vida do teresinense. Mas todas as pesquisas de opinião, enquetes e participações da comunidade em emissoras de rádio e televisão apontam a insegurança público como a maior preocupação na capital.

Fábio Abreu foi secretário de Segurança entre os anos de 2015 e 2020. É compreensível que ele queira amenizar para o seu lado. Mas não é normal.

Como candidato sua primeira preocupação deveria ser falar a verdade aos eleitores e, principalmente, assumir erros que porventura tenha cometido na sua vida pública. Segundo críticas da população, durante sua gestão, Teresina se transformou em império da criminalidade.

No dia 29 de outubro passado a TV Clube mostrou no programa Bom Dia Piauí que a população da zona leste está amedrontada com os assaltos. De lá para cá não houve nenhuma mudança. Pelo contrário.

 

 

Assaltante flagrado por câmera enquanto salta de moto para assaltar moradora na calçada de casa (Imagem/TV Clube)

"NÃO SE PODE ANDAR SOZINHO"

Gracilene Santos, moradora do Vale do Gavião, afirma que não se pode andar sozinho pelas ruas do bairro. Pela manhã ou à noite, é sempre bom andar na companhia de várias pessoas. "Não se pode ficar tranquilo numa parada de ônibus nem andar até uma farmácia", relatou. O jeito é ficar trancado dentro de casa.

A 24 de fevereiro deste ano, matéria do G1 mostra assaltantes fazendo arrastão numa lanchonete da mesma área da capital. Os bandidos andam fortemente armados pela cidade, desafiando a polícia a autoridade administrativa e, principalmente, atemorizando a sociedade.

 

Advogada é rendida na porta do escritório; bandidos levam veículo e bolsa com documentos e cartões de crédito (Imagem/Câmera)

Nesta terça-feira, 15 de setembro, a advogada Noélia Sampaio foi rendida por assaltantes na porta do escritório em que trabalha. Levaram seu carro e a bolsa com todos os documentos, cartões de crédito, dentre outros pertences.

O roubo foi praticado no início da tarde , na Rua Crisântemos, bairro Morada do Sol. A advogada Noélia Sampaio relatou que estava na frente do escritório que trabalha quando os homens se aproximaram em outro veículo e anunciaram o assalto.

Em agosto, bandidos explodem caixa eletrônico na Dom Severino: tiros disparados e filmados pelos moradores vizinhos (Foto/WhatsApp)

EXPLOSÃO E TIROS NA DOM SEVERINO

Na madrugada de 17 de agosto último, sete homens fortemente armados explodiram dois caixas eletrônicos na agência da Caixa Econômica Federal na Avenida Dom Severino. Os assaltantes efetuaram tiros para intimidar a população e na fuga jogaram pregos conhecidos como "miguelitos" para furar os pneus das viaturas da polícia, em caso de perseguição. A polícia chegou muito depois.

"TERESINA NÃO PODE VIRAR RIO DE JANEIRO"

A 19 de julho de 2017, vários tiros foram disparados contra a porta da maternidade do bairro Promorar, na zona sul de Teresina. O então presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, criticou duramente a gestão da segurança pública e disse que "Teresina não pode virar o Rio de Janeiro."

Fábio Abreu, como candidato a prefeito, segue na direção contrária. Ignora o drama da insegurança que poderia ter amenizado como secretário. Certamente porque o problema não é da prefeitura e sim do estado. "Se você observar, a população sempre fala do transporte público, a população sempre reclama desse problema, do sistema implementado, mas que não funciona. Outro problema é o saneamento, a questão das galerias. Inclusive vamos estar enfrentando esse problema durante o período da eleição, porque não temos galerias feitas por essa gestão", destacou.

O fato é que ele foi secretário e seria delicado tratar sobre ineficiência de gestão quando se busca exatamente a gestão de uma prefeitura municipal. E a grande pergunta que muitos devem se fazer ao longo da campanha diz respeito exatamente a isso. Como alguém que não conseguiu gerir a Secretaria de Segurança Pública do estado pode querer administrar a prefeitura da cidade mais importante do Piauí? Com a palavra, o próprio candidato e ex-secretário. (TR)

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 08h04 - Fonte: Climatempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 38°

28° Sensação
6 km/h Vento
79% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias