Terça, 22 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Política NOMEAÇÕES

Promotor eleitoral instaura investigação contra governador por abuso de poder político

Régis Marinho requisita ao denunciante provas das acusações de que governador estaria abusando do poder

16/09/2020 17h49
664
Por: Redação
Promotor Regis Marinho inicia investigações
Promotor Regis Marinho inicia investigações

O promotor eleitoral Regis de Moraes Marinho, da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, informou que foi instaurado Procedimento Preparatório Eleitoral para investigar e apurar possíveis condutas ilícitas e de abuso de poder político por parte do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, que estaria, supostamente, usando de seu poder político como Governador para beneficiar candidatos aliados políticos.

A denúncia foi feita por Pablo Henrique da Silva, presidente da Juventude Estadual do PSDB. Ele diz que o governador estaria fazendo nomeações de servidores junto ao Detran/PI no período proibitivo da Lei Eleitoral para beneficiar candidatos de sua preferência em Teresina e diversos municípios do interior.

O promotor eleitoral Regis Marinho requisita prova ou início de prova de desvio de finalidade e/ou de abuso de poder político dos atos administrativos discricionários de exonerações e nomeações de cargos comissionados no Detran de Teresina. A presente medida foi protocolada sob n° PR-PI-00017052/2020 e encaminhada pela Procuradoria Regional Eleitoral à 1ª Promotoria Eleitoral de Teresina. 

Nossa página está acompanhando nos diários oficiais as diversas nomeações realizadas pelo governo no período vedado do ano eleitoral (Leia matéria aqui). Nomeações que atendem ao interesse do momento político em cidades como Picos, Piripiri, Campo Maior, Floriano, dentre outras. O caso mais recente envolvendo o ex-tesoureiro da prefeitura de Picos, Severo Ulisses Eulálio Rocha, cuja nomeação para o cargo de diretor de Proteção Social Especial, símbolo DAS-4, da Secretaria de Assistência Social, Trabalhos e Direitos Humanos, foi publicada no Diário Oficial do Estado de 10 de maio (página 6), com efeitos retroativos a 2 de maio de 2019.

O NOMEADO - Severo Ulisses, compromisso de votar no candidato do governador (Foto/José Maria Barros)

Severo Ulisses é sobrinho do ex-deputado e conselheiro do TCE/PI (Tribunal de Contas do Estado), Kléber Eulálio, e está comprometido em apoiar a candidatura do empresário Francisco Araujo, o Araujinho, do PT, sogro do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles e que recebe apoio direto do governador contra a candidatura do emedebista Gil Paraibano.

Foram nomeados o Assessor de Promotoria de Justiça Moisés de Araújo Moura Mendes e o estagiário Ricardo André Duarte Batista, para secretariarem este procedimento. Promotores eleitorais do interior também devem adotar procedimento investigatório. (TR)

VEJA AQUI A PORTARIA DO PRE/PI

AQUI, OFÍCIO DO PROMOTOR ELEITORAL

MATÉRIA - NOMEAÇÕES NO PERÍODO POLÍTICO 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 11h45 - Fonte: Climatempo
33°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 38°

34° Sensação
11 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias