Terça, 22 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Geral CONSUMO

Dicas para reduzir o consumo de combustível do seu veículo

Como o motorista exerce um papel essencial na economia de combustível e conservação do veículo

14/09/2020 11h02 Atualizada há 1 semana
46
Por: Redação
Direção segura e econômica (Créditos: Pixabay)
Direção segura e econômica (Créditos: Pixabay)

Com o avanço dos debates em torno da necessidade da preservação dos recursos naturais e da aceleração das mudanças climáticas, torna-se cada vez mais necessário empreender medidas que reduzam a emissão de gases poluentes do efeito estufa. Um dos vilões desse mal são os veículos que, com a queima de combustíveis emitem monóxido de carbono que, na atmosfera, pode potencializar a destruição. Dessa forma, medidas leais já orientam e normatizam a produção de veículos mais econômicos ou que utilizem combustíveis mais sustentáveis haja vista que a extinção dos Automotores é algo impensável nos dias de hoje. Novas tecnologias na mecânica automotiva foram desenvolvidas e estão sendo implementadas para reduzir o consumo e queima desses combustíveis prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana. São recursos inovadores como hibridização, turbo, injeção direta, comando de válvulas variável e outras tecnologias, já implantadas em veículos como o Renault Kwid, por exemplo, e  já permitem comprar um veículo capaz de percorrer 20 km/l com um litro de gasolina, o que representa uma economia promotora de conservação dos recursos naturais. Mas somente isso não é suficiente. 

Postura do motorista

O condutor ou motorista exerce um papel essencial nessa dinâmica que deve prezar por instituir medidas simples e eficazes na prática da direção e na rotina da dirigibilidade, pois quanto menos você forçar o gasto de combustível, menos gasolina ou outro produto ele vai consumir e menos poluentes serão lançados na natureza. Um trabalho de sensibilização e conscientização dos motoristas para a importância de práticas mais sustentáveis e menos danosas. Uma mobilização em torno de iniciativas que também podem aumentar a vida útil do veículo aliado a uma mudança de mentalidade dos motoristas na sua relação com o automóvel e como os dois, impactam de forma significa o seu exterior. O motorista assume um papel de protagonista dessas mudanças atuando de forma participativa nesse processo assumindo a responsabilidade comunitária pelos danos causados pela circulação de seus automóveis. Listaremos agora algumas dicas simples, porém valiosas e eficazes, que contribuem para minimizar o consumo de combustível e otimizar a economia financeira do seu carro. Praticas que indicam a forma como você lida com seu carro, desenvolve a manutenção, opera a direção e manuseia seis recursos e equipamentos representarão o quão degradante ele será para o meio.

Ar condicionado

O manuseio correto do ar condicionado começa quando você entende a dinâmica de funcionamento do mesmo, evitando que se perda temperatura e ventilação para o ambiente. Isso ocorre porque o compressor do equipamento é acionado por correia ligada ao motor que consome mais pela demanda exercida sobre ele.  Nunca dirija com o ar ligado ao mesmo tempo que os vidros estiverem abertos. Outra dica refere-se ao fato de, se não estiver num dia muito quente, não é necessário acionar o resfriamento do ar no máximo. Segundo estimativas, o equipamento do ar condicionado pode elevar em 20% ou mais o consumo de combustível.

Combustível de qualidade

O sistema de injeção pode impulsionar mais combustível no motor caso o combustível utilizados esteja adulterado. Verifique a qualidade do gasolina, diesel ou etanol que está utilizando pois combustíveis alterados podem reduzir o rendimento do veículo, elevar o gasto de combustível além de ser prejudicial para os componentes internos e demais equipamentos do veículo. Muitos combustíveis, como forma de multiplicar o volume nas bombas dos postos, recebem adição de água e solvente, fazendo com o que o motor não funcione na sua capacidade ideal.

Menos peso

Quanto mais peso o veículo carregar, mais esforço o motor fará e mais combustível precisara consumir para movimentar o mesmo. Não circule com mercadorias desnecessárias dentro do carro que podem aumentar o volume interno. Elas exigirão mais do motor que consumirá mais energia. Remova todos os equipamentos adicionais de suporte como bagaceiros, bases para bicicleta e outros produtos, caçambas e afins. Não se esqueça o quanto o peso influencia no desempenho do mesmo.

Direção responsável

Tenha cuidado ao dirigir e conduza o veículo com suavidade. Evite utilizar os freios de forma brusca e imediata bem como não atrase a troca de marchas  nem desça ladeiras com o câmbio em ponto morto pois isso exige muito da dinâmica do motor fazendo exceder o consumo de combustível. Além disso medidas imprudentes como essas podem danificar itens e equipamentos mecânicos e estruturais do veículo como freios, por exemplo. O correto e indicado é utilizar os freios e aceleração de maneira leve e gradual dando preferência ao freio-motor nas reduções de velocidade, recomendado para carros como o Mini Cooper, por exemplo.

Manutenção dos pneus

Cuidar dos pneus também é importante pois eles são responsáveis pela estabilidade e aderência do carro ao asfalto, minimizando os impactos em terrenos irregulares e com desníveis consideráveis poupando o motor, economizando combustível e evitando uma super atividade. Existe uma  pressão recomendada para os pneus presente no manual alternando com a quantidade de carga transportada bem como a variação de eixo para eixo. Essa dinâmica ocorre porque os pneus abaixo da pressão ideal aumentam a superfície de contato com o solo forçando o consumo de combustível para manter o carro em movimento.  Em contrapartida, quando estes estão cheios demais, o carro pode fica  muito "duro" e prejudicar a vida útil dos componentes da suspensão. Vale lembrar a necessidade de calibragem a cada 15 dias, sempre com os pneus frios, pois, do contrario, a expansão interna do ar nos pneus pode confundir  e induzir a  calibragem com pressão abaixo da indicada.

Curtiu a leitura e quer ficar por dentro de mais dicas e orientações? Então não deixe de seguir as nossas sociais e acessar nossos conteúdos completos.

 

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 11h45 - Fonte: Climatempo
33°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 38°

34° Sensação
11 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias