Domingo, 27 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Política Irregularidades

Político enfrenta processo um dia após ser homologado como candidato a vereador

Rony Samuel é acusado pelo Ministério Público de propaganda eleitoral antecipada como candidato à vereador

11/09/2020 17h01
121
Por: Redação
Ministério Público acusa Rony Samuel de propaganda irregular (Foto/Reprodução)
Ministério Público acusa Rony Samuel de propaganda irregular (Foto/Reprodução)

André Pessoa

Especial Eleições 2020 

A campanha política ainda nem começou oficialmente e um candidato a vereador pelo Progressistas no município de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), já está enfrentando problemas na Justiça Eleitoral. 

Ligado umbilicalmente ao grupo da prefeita Carmelita Castro (52) também do Progressistas, o advogado e pré-candidato a vereador Rony Samuel Negreiros, foi o protagonista de um escândalo local que afastou, de certa forma, o PT da candidatura da atual prefeita.

Em áudios que vazaram em diversos grupos de WhatsApp pela região, o advogado faz ácidas críticas a suplente Ana Dias, indicada pelo PT como o nome do partido para compor a chapa de vice pela reeleição de Carmelita. O caso repercutiu de forma negativa para a imagem política e campanha do grupo da situação que tenta a reeleição. 

Mas o problema de Rony Samuel com a Justiça Eleitoral, nesse momento, não se refere as agressões verbais à correligionária do PT, mas sim a uma decisão do Ministério Público Eleitoral através da 13ª Zona Eleitoral.

Negreiros, ou Rony Samuel como é mais conhecido na cidade, foi denunciado por propaganda política e eleitoral com conduta vedada a emissoras de rádio. A denúncia foi feita pelo PSD e ratificada pela promotora Lúcia Rocha Cavalcanti Macêdo. 

Em seu parecer ministerial ela diz: trata-se de Representação Eleitoral ajuizada pelo Partido Social Democrático (PSD), do município de São Raimundo Nonato em face do pré-candidato Rony Samuel Negreiros. 

“Em síntese, alega que o representado, em entrevista concedida à rádio Serra da Capivara, no jornal Factorama, além de enaltecer suas qualidades, aproveitou a oportunidade para pedir expressamente voto para si mesmo, violando o art. 36, caput, da Lei n* 9.504/97, pugnando pela aplicação de multa”, escreveu a promotora.

No mérito, Rony Samuel alegou a inexistência de propaganda irregular, por entender que não pediu votos, não falou em obras ou promessas de recursos, não enalteceu suas qualidades, mas sim de outrem e que alega, sequer, ser candidato. 

Não adiantou. O Ministério Público afastou as preliminares e deu seguimento ao processo que agora foi encaminhado ao Juiz de Direito da 13* Zona Eleitoral de São Raimundo Nonato.

Protagonista

Rony Samuel também enfrenta um segundo processo, dessa vez na área civil e criminal movido pelo deputado federal Merlong Solano, do PT, que lhe acusa de agredir verbalmente, em áudios, a suplente de vereadora Ana Dias que era apontada como provável vice de Carmelita na chapa pela reeleição.

Os ataques desencadearam uma onda enorme de protestos. O deputado federal José Francisco Paes Landim (sem partido), se solidarizou com a família de Ana Dias. A vice-governadora do Piauí, Maria Regina Sousa, do PT, também se manifestou. 

O gabinete do deputado federal Merlong Solano publicou nota com forte repúdio às agressões. O candidato da oposição em São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira (PSD), mesmo sendo o principal adversário do grupo da situação,  também manifestou apoio a vereadora do PT.

Até a mãe de Avelar, dona Teresina Ferreira enviou nota de solidariedade para Ana Dias. Trecho da nota diz: “Ana, conte com meu apoio, pois acho inaceitável a opinião de que mulher não tem condição intelectual de exercer determinados cargos no campo administrativos e público, pois seriam cargos exclusivos para os homens. Muito engano, pois há casos em que as mulheres desenvolvem suas atividades até com mais capacidade do que os homens”, disse.

Ela seguiu explicando o caso: “Fiquei decepcionada com o que li e ouvi, admirada pelo atraso que ainda existe em nossa sociedade. Gaspar (ex-prefeito - grifo nosso), como você sabe, foi Prefeito desta terra três vezes e, sem vaidade, afirmo: Participei de sua administração  incansavelmente e ele me agradecia pela minhas atuações, de modo especial na parte social. Abri várias creches, secretaria de Obras Sociais, inclusive no interior do município; reativei o folclore; etc. Por fim, compus o Hino do Município de São Raimundo Nonato e registrei em Cartório. Fiz tudo isto, não por vaidade, mas por considerar importante e necessário a participação da mulher junto ao esposo em sua atuação. Aceite o meu apoio à sua posição. Assim penso! Teresinha Ferreira”.

Até agora, por mais incrível que pareça, nenhuma mulher do grupo de Carmelita Castro se manifestou sobre o caso. Pior. Ontem, a deputada federal Iracema Portela (PP), que esteve em São Raimundo Nonato, ao invés de se solidarizar com Ana Dias publicou foto com Rony Samuel. 

A expectativa agora é por uma manifestação das irmãs Castro. Margarete Coelho, deputada federal; Sádia Castro, secretária estadual do Meio Ambiente do Piauí; Carmelita Castro, prefeita de São Raimundo Nonato; e Nailer Castro, secretária de administração do município, ou qualquer uma delas que até agora não tocaram no assunto.

Represálias 

Isso fez o PT se afastar claramente da campanha de Carmelita Castro. Além disso, os moradores da região afirmam que o imbróglio se transformou numa contradição do que prega essas políticas que sempre defenderam a imagem da mulher, seu empoderamento e ações femininas. 

Estranho. Essa é a palavra que mais se ouve pelas ruas da cidade. As irmãs Castro caladas estavam e caladas ficaram.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 07h22 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 38°

25° Sensação
7 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias