Domingo, 27 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Política FLORIANO

Wellington Dias e Avelino Neiva buscam aliança política para eleições deste ano

O acordo deve se estender até o pleito de 2022 quando o governo enfrentará o senador Ciro Nogueira

09/09/2020 21h25
580
Por: Redação
Avelino e Wellington Dias em audiência para tratar sobre política (Foto Reprodução)
Avelino e Wellington Dias em audiência para tratar sobre política (Foto Reprodução)

Na política piauiense já não existe espaço para a surpresa. Que o digam velhos aliados, inimigos recentes e novos coligados. No município de Floriano, 261 km de Teresina, é só no que se fala, de acordo com fontes da nossa página: Wellington Dias (PT) e Avelino Neiva (PTB) estão de volta aos velhos tempos.

Voltaram a conversar, voltaram a falar sobre política e, principalmente, a dialogar sobre uma recomposição entre ambos. Os dois estavam rompidos desde aproximadamente o ano de 2014, quando Avelino formava com o então governador Wilson Martins, do PSB, que era o seu chefe político. Claro que ele não entrou num governo do petista por conta de Martins. É bem mais provável que tenha sido o contrário.

Avelino Neiva está no poder desde tempos sem conta. Participa de governos desde período remoto. É mais lembrada sua presença no governo de Francisco Moraes Souza, o Mão Santa. Posteriormente, por conta do apoio conferido a Wellington em 2002, juntamente com o grupo do ex-governador cassado, contra o então PFL de Hugo Napoleão, passou a integrar informalmente os quadros da gestão do PT.

Estava impedido de exercer função pública. Sendo assim nomeou familiar e ficou manobrando nos bastidores. Avelino voltou a tratar politicamente com o governador por causa da campanha eleitoral deste ano. Pretende concorrer à prefeitura de Floriano contra o atual prefeito Joel Rodrigues, do Progressistas, aliado, portanto, do senador Ciro Nogueira. É o que se pode chamar de medida do desespero para ambos.

Avelino porque é de oposição e enfrentará um prefeito que realmente lidera a política municipal. Para que se tenha ideia foi Joel Rodrigues quem desbancou a liderança do ex-prefeito José Leão e lhe impôs a condição de vereador. Leão foi prefeito em três oportunidades, deputado estadual, colocou a mulher na Assembleia, presidiu a APPM (Associação Piauiense de Municípios) e caiu perante a força política de Joel Rodrigues, a quem tratava por adjetivos impublicáveis.

Wellington Dias porque sabe que não poderá mais contar com Rodrigues para seus projetos eleitorais tendo em vista o rompimento com Ciro Nogueira. Tudo indica que o prefeito vai seguir a liderança de Nogueira em virtude de suas recentes, e fortes, ligações com a presidência da República. Sabe mais do que ninguém, como prefeito, que o governador petista é como fogo de palha, ou seja, tem muita conversa e pouca ação. Sua empolgação dura pouco tempo, apenas o período de uma eleição e aquilo que ele diz não se pode escrever nem publicar.

O filho do pré-candidato, deputado Gustavo Neiva (PSB), era até pouco tempo um dos mais fervorosos críticos da gestão petista. Na legislatura anterior chegou a encampar diversas denúncias contra o governador junto ao Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, dentre outros órgãos de fiscalização, controle e denúncia. Na atual administração tem se mantido em silêncio que agora começa a ser explicado. Na prática, ele até que tem falado. mas suas críticas não reverberam mais como antigamente. Isso mostra que, na política piauiense, tudo tem seu tempo. Menos a confiança. (TR)

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 08h04 - Fonte: Climatempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 38°

28° Sensação
6 km/h Vento
79% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias