Domingo, 27 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Política ANTECIPAÇÃO

Rafael Fonteles já está sentado na cadeira de governador

Secretário de Fazenda poderá ser candidato a governador e já assume atribuições do cargo com dois anos de antecedência

08/09/2020 08h48
633
Por: Redação
Na charge de Moisés, o cenário atual em Karnak
Na charge de Moisés, o cenário atual em Karnak

Rafael Fonteles está fazendo aquilo que sempre fez. Campanha política e eleitoral.

Não é sem razão que o estado tem hoje um déficit de R$ 274,2 milhões em receitas próprias. Isso de acordo com o próprio governo. Só neste ano.

O secretário de Fazenda nunca cumpriu o seu papel de organizar as finanças do estado. Sua missão ao que tudo indica sempre foi orientar papeis para empréstimos.

Nisso, reforçou o caixa do endividamento. O Piauí deve R$ 5,5 bilhões. E não pode tomar dinheiro emprestado.

Mas o secretário de Fazenda já antecipa seu projeto verdadeiro: fazer política, ser candidato. Ou seja, apenas dar continuidade ao que vem sendo feito.

Com uma pequena diferença. Ele praticamente já está sentado na cadeira de governador dois anos antes do pleito.

Já assume atribuições do cargo mesmo antes de qualquer perspectiva de poder. Participa de inaugurações, articula com lideranças, posa para fotografias e vídeos no ombro do governador. Se não fosse o secretário de Fazenda, estaria sendo tachado de "papagaio de pirata".

Tudo no governo funciona à base de mensagens subliminares. Recentemente falou-se em antecipação do 13° salário.

Antecipa-se também a presença de Fonteles no poder. Como se ele fosse o próprio governador. Com antecipação considerável. E isso, claro, tem um objetivo nada subliminar.

Nós revelamos em agosto que a vice-governadora Regina Sousa gostaria de ser candidata. Trabalha com esse objetivo: ser governadora um dia.

Esse momento chegará. Mas será apenas uma governadora tampão pelos nove meses em que Wellington Dias, seu companheiro de partido no PT, se licenciar para disputar, de novo, o Senado.

Eles ficam brincando de fazer política. Se revezando em cargos públicos. E depois dizem: tudo bem, é o povo quem decide.

Sim, de fato, é o povo. Mas a que custo?

Regina queria ser governadora de verdade, eleita pelo voto popular, naquela velha decisão que todos conhecem e que muito semelha à impostura.

O governador impõe seus resultados eleitorais. Mas o que o dinheiro dos empréstimos têm a ver com isso?

Rafael Fonteles certamente teria melhor explicação. Será ele o candidato a governador. Segundo a perspectiva atual, esse negócio de ficar servindo de "papagaio de pirata" para Wellington Dias em eventos públicos, inaugurações de calçamentos, discursos para servidores, chefetes políticos e populares, isso teria a ver com a ideia do cacique petista em ter na sucessão um candidato com perfil de Rafael Fonteles.

Um garoto-prodígio em assuntos de matemática, mas que não aprendeu a fazer a conta do desenvolvimento do estado do Piauí. Mesmo assim, é reverenciado pelo chefe do Executivo. Deve ter algum valor, certamente.

Pois bem. O prodígio das finanças está sentado na cadeira de governador porque o governo acabou. Porque esgotaram todos os estoques de invencionices do governador para tentar explicar o que não se explica.

Por que o estado parou na sua gestão. Por que o estado não consegue evoluir durante os sucessivos governos que comandou. É por isso. 

Em 1985, na campanha para a prefeitura de São Paulo, Fernando Henrique Cardoso, então no PMDB, sentou na cadeira de prefeito algum tempo antes da votação. Todos sabemos no que deu. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 06h40 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 38°

25° Sensação
7 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias