Terça, 22 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Política ABANDONO

Governo abandonou reforma da Unidade Escolar Joca Vieira, na zona leste de Teresina

Obras foram contratadas em 15 de dezembro de 2017 e deveriam estar concluídas em 31 de dezembro do ano seguinte

03/09/2020 11h48
80
Por: Redação
Professores e alunos pediram retomada e conclusão das obras, mas governo faz ouvidos de mercador (Foto/Whatsapp)
Professores e alunos pediram retomada e conclusão das obras, mas governo faz ouvidos de mercador (Foto/Whatsapp)

 Situada na zona leste de Teresina, a Unidade Escolar Joca Vieira está abandonada, tomada pelo mato e com sua estrutura seriamente depreciada. Há dois anos e meio o governo do estado anunciou reforma e transferiu alunos e professores para outra unidade. Houve manifestações de protesto porque a nova escola ficava mais longe.

Muitos alunos enfrentaram dificuldades para o deslocamento e tiveram que se afastar. Alguns professores também pediram desligamento por conta da distância e do transporte.

Na escola deveria funcionar estrutura de sistema integral. Por isso, a necessidade de reforma alegada pelo governo. O edital para reforma foi publicado em 23 de maio de 2017 no Diário Oficial do Estado.

>>> FAC SÍMILE de publicação no Diário Oficial do Estado: contrato assinado em dezembro de 2017

Foi contratada a empresa Construtora RGE Ltda que deveria concluir a reforma em 240 dias. O custo previsto da obra é de R$ 827,317 mil. O contrato de n° 0025818/2015 foi assinado em 15 de dezembro de 2017.

Tem por meta “Reforma e Ampliação da Unidade Escolar Joca Vieira em Teresina-PI.” Vigência assinalada até 31 de dezembro 2018, ou seja, 240 dias a partir da assinatura do contrato. Foram signatários Rejane Ribeiro Sousa Dias – então secretária de Estado da Educação do Piauí, e Guilherme Pereira Barros – responsável pela construtora.  No entanto, nada aconteceu até agora.

As imagens que ilustram essa reportagem nos foram remetidas por um advogado residente nas proximidades. Ele afirma que é lamentável ver uma escola com a história da Joca Vieira se acabando daquele jeito.

A deputada Lucy Silveira (PP) esteve no local ano passado. Ela relatou ter encontrado livros em grande quantidade jogados numa sala da unidade em meio a carteiras velhas, pedaços de madeira e outros objetos.

Lucy disse que ficou chocada com as imagens e que os livros poderiam estar sendo reaproveitados em outras unidades escolares do estado. Recentemente, o governador fez declarações na imprensa parceria de que faz-se necessário retomar as aulas do 3º ano do ensino médio com a maior brevidade.

Isso porque, segundo ele, os alunos precisam ser preparados para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A forma de preparação é uma plataforma milionária adquirida junto ao Instituto Premium, pertencente ao secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, que já consumiu R$ 36,6 milhões em recursos do erário durante vigência de contrato com a Seduc.

A se verificar o estado de conservação de muitas escolas pode-se questionar a preocupação manifestada pelo chefe do Executivo. Um governador que realmente se preocupa com o futuro do estudante e da juventude piauiense não deixa escolas públicas nestas condições. E não se trata apenas da escola Joca Vieira.

São muitas em todo o Piauí cujas reformas foram paralisadas sem qualquer explicação. Apesar das manifestações de alunos e professores pela sua retomada e conclusão. (Toni Rodrigues)

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 11h45 - Fonte: Climatempo
33°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 38°

34° Sensação
11 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias