Terça, 22 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Geral Empreendimento

Viveiro Mata Branca distribui mudas de aroeira durante a seca e pandemia no Piauí

Objetivo é fazer a recomposição florestal do semiárido

27/08/2020 06h17
58
Por: Redação
Lucas Negreiros em visita ao Viveiro no final de semana (Foto/André Pessoa)
Lucas Negreiros em visita ao Viveiro no final de semana (Foto/André Pessoa)
Mesmo em tempos de pandemia, o Viveiro Mata Branca de produção, plantio e distribuição de mudas de espécies nativas da Caatinga, intensificou agora durante os festejos do padroeiro de São Raimundo Nonato a distruibuição de mudas de aroeira. Tudo dentro dos critérios da OMS.
 
Espécie típica do sertão, a aroeira é mais resistente aos períodos de estiagem, característica do semiárido. Nos meses de agosto, setembro e outubro o projeto foca apenas nessa espécie. Coordenado pelo Instituto Ecológico Caatinga (IEC), o projeto do viveiro existe desde 2014 no povoado da Serra Vermelha e, durante a pandemia só abre através de agenda antecipada. 
 
Com a volta do período chuvoso a produção com diversidade de espécies é retomada. Em meados de novembro e dezembro - início das chuvas -, as mudas de angico, pau d’arco, mulungu, tamboril, imburana, umbu entre muitas outras já estarão prontas para distribuição e plantio.
 
Visita
 
Quem esteve recentemente no Viveiro Mata Branca foi o empreendedor e chef Lucas de Macedo Negreiros, um dos sócios da Pousada Zabele e do receptivo Selva Branca, ambas empresas parceiras do projeto. 
 
Lucas Negreiros veio sozinho e trouxe uma caixa de papelão (ação recomendada quando você vier retirar a sua muda). Ele levou ela cheia de filhotes verdes da Caatinga para plantio imediato.
 
Enquanto a pandemia durar, o viveiro Mata Branca continua produzindo mudas, mas trabalhando internamente e atendendo ao público apenas através de pedidos antecipados de agendamento.
TEXTO E FOTOS - ANDRÉ PESSOA
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 10h23 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 38°

33° Sensação
13 km/h Vento
52% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias