Domingo, 20 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Política ESCÂNDALO

Anunciados quase R$ 1 milhão para reforma do Centro de Visitantes da Serra da Capivara

Prédio está novinho, ganhou novos banheiros e sem necessidade de reforma ou ampliação

04/08/2020 17h27 Atualizada há 2 meses
71
Por: Redação
Recursos para obras já realizadas? (Foto/André Pessoa)
Recursos para obras já realizadas? (Foto/André Pessoa)

Mais uma vez demonstrando falta de capacidade para articular benefícios para o Parque Nacional da Serra da Capivara, a chefe da reserva federal, Marian Helen Rodrigues, perdeu a oportunidade de abrir o parque e retomar o turismo na região.

Ao contrário, mesmo fechado oficialmente desde março, o ICMBio “abriu” o parque para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e dezenas, talvez centenas, de integrantes da sua comitiva, além dos políticos e seus assessores, é claro.

Bolsonaro visitou a Serra da Capivara e, alguns minutos depois, ao conceder uma entrevista dentro do Museu da Natureza, não sabia aonde estava, não soube falar um minuto sequer sobre o parque, passou a bola para o ministro do Turismo. Na última declaração sobre arqueologia ele chamou coprólitos fósseis de “cocô de índio”. 

 

 

 

No entanto fica outra questão: não deveria ser o ministro do Meio Ambiente a visitar o parque em companhia do Presidente? Afinal o ICMBio está subordinado ao ministério ambiental e não ao ministério turístico. Enfim. Mas mesmo assim, nada de concreto ficou.

Houve o anúncio de quase R$ 1 milhão para a reforma do Centro de Visitantes da Unidade de Conservação. Mas o lugar está novinho, precisa, no máximo, de novas placas e uma pintura. Até banheiros acessíveis foram construídos recentemente no local pela Fundação Museu do Homem Americano.

Enquanto não se descobre o que será feito com esses recursos, o parque permanece fechado, os guias em dificuldades e o comércio ligado ao turismo em crise.

Da visita do presidente Bolsonaro ao Parque Nacional da Serra da Capivara só ficaram mesmo as fotos e a constatação, cada vez mais clara, de que a chefia da reserva não tem autonomia, iniciativa própria nem defende os guias - seus maiores guardiães.  

Mariam não convidou os guias para recepcionar o presidente. Ao contrário. Isolou o parque para os políticos, correligionários, assessores e seus familiares. 

E fotos. Fizeram muitas fotos!

TEXTO E FOTOS - ANDRÉ PESSOA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 15h40 - Fonte: Climatempo
37°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 39°

39° Sensação
9 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 38°

Sol
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias