Domingo, 20 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Cultura TURISMO

Enganaram até o dono do castelo medieval

Ogiê Ferreira de Sousa está construindo castelo medieval no interior de Altos desde 1989 e não conseguiu concluir porque de uma hora para outra seus recursos se esvaíram

02/08/2020 18h08 Atualizada há 2 meses
103
Por: Redação
Ogiê no castelo medieval: interior de Altos (Foto/ Toni Rodrigues)
Ogiê no castelo medieval: interior de Altos (Foto/ Toni Rodrigues)

Aos 80 anos de idade, Ogiê Ferreira de Sousa ainda sonha em ver seu castelo medieval na localidade São Bento, zona rural de Altos, 42 km de Teresina, concluído. 

A obra foi iniciada em 1989 durante o governo de José Sarney e na vigência do Plano Cruzado II, no entanto nunca foi realizada por conta dos vários problemas na economia e das dificuldades enfrentadas pelo seu proprietário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais recentemente, ele recebeu a visita de uma deputada estadual do PT e dois secretários de estado - Meio Ambiente e Turismo, que prometeram a ele realizar obras importantes para garantir o andamento do seu maior projeto.

O castelo do Ogiê serviria como pano de fundo para atrair turistas e gerar renda para a comunidade, mas carece de obras de infraestrutura para a região, como melhoria da estrada, fornecimento regular de energia elétrica e abastecimento de água.

Ogiê não cita quem foram os secretários que estiveram com ele, mas disse que as obras mencionadas foram prometidas. A visita ocorreu há vários anos e até agora nenhuma realização.

 

Ficou tudo mesmo somente na promessa. Enquanto isso, o castelo é alvo de visitação por parte de ciclistas e ambientalistas que acorrem ao local para conhecer suas dependências e também a história do seu proprietário.

Ogiê, natural de Altos, conta que desde adolescente sonha em construir um castelo medieval. Esse sonho começou quando assistiu a um filme sobre cavaleiros no Cine Rex de Teresina no começo dos anos 1960.

Depois, ele foi para o Rio de Janeiro em busca de melhorar de vida, construiu uma empresa, ganhou muito dinheiro e aplicou a maior parte - cerca de R$ 1 milhão em recursos convertidos - na construção inacabada do castelo.

“Mas continuo firme na defesa do meu projeto e na esperança de que um dia Deus vai me abençoar com a sua construção”, afirmou.

TEXTO - TONI RODRIGUES

FOTOS - PEDRO RODRIGUES

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 15h40 - Fonte: Climatempo
37°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 39°

39° Sensação
9 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 38°

Sol
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias