Sábado, 08 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Política TOPIQUE FASE IV

Ellen Gera pode pedir demissão a qualquer momento; Polícia Federal inicia nova etapa de investigações

Governo completamente contaminado; Ação da PF agora será realizada não apenas na Seduc mas em toda a administração estadual; contratos firmados com empresa Locar Transportes

30/07/2020 08h29 Atualizada há 1 semana
6.028
Por: Redação
Ellen Gera se define como apenas um técnico (Foto/Seduc)
Ellen Gera se define como apenas um técnico (Foto/Seduc)

A investigação em torno dos desvios de recursos públicos apurados na Operação Topique da Polícia Federal devem prosseguir, e agora com muito mais rigor. As buscas e apreensões realizadas no começo desta semana representam a terceira fase da operação, mas certamente não será a última.

A delegada Milena Calland encaminhou ao secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, ofício com pedido de informações sobre aluguéis de veículos durante a sua gestão na Seduc. 

Segundo informações do Código do Poder, através do ofício n° 4001/2019 - ILP 0414/2019-4 SR/PF/PI, a delegada requer sejam enviados a ela documentos relacionados à contratação de serviço de locação de veículos SUV UTILITÁRIO, movido a diesel, motor mínimo de 2.7, tração 4x4, câmbio automático, direção hidráulica em decorrência de adesão ao item 89 do Termo de Referência do Edital do Pregão Presencial n° 02/2015 (Processo Administrativo n° AA 002.1.004279/15-34 DLCA/SEAD).

CONTRATADA A MESMA DE SEMPRE

Os contratos mencionados no ofício foram providenciados por Rejane Dias, Helder Jacobina e Ronald Moura. Foi contratada, para tanto, a empresa Locar Transportes, de Luiz Carlos Magno da Silva, a mesma de sempre.

A Polícia Federal agora quer informações sobre todos os contratos de locação de veículos em todos os órgãos do governo do estado. A investigação parte para uma nova fase e sai do âmbito da Seduc para abranger todo o governo.

O impacto dessa nova fase será ainda maior porque apesar de toda a movimentação já realizada os esquemas de desvios de corrupção persistiram ao longo do tempo, de acordo com afirmações da própria PF. O pessoal do governo não tem medo de agir na prática ilícita. Os desvios são praticados à luz dos olhos de toda a gente.

DEMISSÃO DE ELLEN GERA

Na concepção das autoridades que investigam o caso, o atual governo está completamente contaminado pela corrupção. Diante disso, o secretário Ellen Gera vem sendo pressionados por amigos e familiares a pedir demissão do cargo. O que deve acontecer a qualquer momento. Ele se autodefine um técnico e admite a estes que a coisa está bastante complicada. Quase insustentável.

O chefe do Executivo está neste momento empenhado em garantir a permanência do secretário. No seu entendimento, a renúncia de Gera por acarretar danos ainda maiores ao esquema.

STF NEGA PEDIDO DE ANULAÇÃO

A estratégia do governador Wellington Dias de tentar desacreditar a investigação, ao que tudo indica, falhou. Sua mulher havia ingressado, por orientação dele, com pedido de anulação da busca e apreensão realizada no gabinete da deputada na Câmara junto ao Supremo Tribunal Federal. 

Ele também manteve contato com o presidente Rodrigo Maia (DEM/RJ) no sentido de que se fizesse pressão ao STF. Rodrigo Maia disse que estava fazendo todo o possível para anular as buscas. No entanto, a tática falhou. O ministro Marco Aurélio Mello negou pedidos para Rejane Dias e Paulinho da Força (Solidariedade/SP). O deputado é acusado de receber propina no valor de R$ 1,7 milhão.

O jeito agora, para Rejane, será encarar a realidade. A parlamentar, de acordo com interlocutores, está muito nervosa com tudo o que acontece. Um dos seus mais próximos interlocutores disse que o casal governamental reconhece a situação como muito grave. E entende que outras revelações, ainda mais graves, podem ocorrer nos próximos dias e semanas para abalar o prestígio político do grupo e, consequentemente, tornar bastante próximo o percurso da parlamentar entre o poder e a cadeia. (Toni Rodrigues)

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 10h45 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

29° Sensação
22 km/h Vento
45% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias