Sábado, 08 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Brasil SUDESTE

Bolsonaro anunciará recursos para Parques Nacionais em São Raimundo Nonato

Presidente vai desembarcar no Piauí a partir das 8h30min e será recepcionado pelo senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas

29/07/2020 23h55 Atualizada há 1 semana
49
Por: Redação
Bolsonaro em Parnaíba, em agosto passado: vamos acabar com o “cocô” (Foto/O Globo)
Bolsonaro em Parnaíba, em agosto passado: vamos acabar com o “cocô” (Foto/O Globo)

O presidente Jair Bolsonaro estará no Piauí nesta quinta-feira (30) para conhecer de perto o Parque Nacional Serra da Capivara e Museu do Homem Americano. O município foi incluído na agenda presidencial por conta da estrutura de aterrissagem para o avião presidencial. Bolsonaro terá compromissos em município próximo, na Bahia.

Em São Raimundo Nonato, 525 km de Teresina, será recepcionado pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, e pela deputada federal Iracema Portela, mesmo partido. A deputada e Margareth Coelho, que faria parte da comitiva, testou positivo para covid 19 e não fará parte da agenda.

Em sua visita anterior ao estado, em Parnaíba, 350 km de Teresina, em 14 de agosto, o presidente gerou polêmica ao dizer que “nas próximas eleições para varrer essa turma vermelha, vamos acabar com o cocô, corruptos e comunistas.”

Parque Nacional Serra das Confusões também será contemplado com liberação de recursos (Foto/Secom)

Num primeiro momento da visita, o presidente permanecerá na cidade entre 08h30 e 09h50, de acordo com agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto. Na oportunidade, ele conversará com a professora Niéde Guidon, que desde 1971 realiza pesquisas na região para definir a origem do Homem Americano.

Guidon pretende convencer o presidente a criar um programa que vai garantir repasse de recursos de forma permanente para a manutenção dos projetos arqueológicos na região. Hoje em dia os recursos são repassados de maneira sazonal e comprometem a qualidade dos serviços prestados pela comunidade científica.

O que se espera é que o presidente adote providências concretas para contribuir com a preservação do parque e do museu, consequentemente, com o grande trabalho realizado pela professora Niéde Guidon.

Às 10h30min, o presidente participará de cerimônia alusiva ao Acionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Campo Alegre de Lourdes (BA). Logo depois, retorna para São Raimundo Nonato, onde visitará o Parque Serra da Capivara e o Museu da Natureza, de acordo com agenda oficial. Bolsonaro retornará para Brasília às 15h20min.

RECURSOS ANUNCIADOS

O Planalto anunciou em junho que serão liberados R$ 7,3 milhões para os Parques Nacionais da Serra das Confusões, Serra da Capivara, Nascentes do Rio Parnaíba, no Piauí, e Chapada dos Veadeiros (GO). Serão beneficiadas ainda as APAs Dunas, Veredas do Baixo Médio de São Francisco e Rio Preto, Flona de Ibirama, Esec do Seridó, Resex Recanto da Araras de Terra Ronca e o Mona Rio São Francisco.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os recursos serão destinados para manutenção, conservação e infraestrutura, com apoio ao ecoturismo e a geração de emprego e renda.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 23h46 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

27° Sensação
11 km/h Vento
51% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias