Sábado, 08 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Política TOPIQUE

Quem é Pauliana Ribeiro Amorim, a mulher-bomba do governo Wellington Dias

Atualmente na Seinfra, ela foi dirigente da Seduc e apresenta-se como prima de Rejane Dias, dona de uma agenda poderosa e intermediária de relações de poder

28/07/2020 08h07
4.744
Por: Redação
Prima rica de Rejane, Pauliana conhece a fundo o governo Wellington
Prima rica de Rejane, Pauliana conhece a fundo o governo Wellington

Pauliana Ribeiro Amorim. Se você nunca ouviu este nome é porque está completamente alheio aos fatos da política e do poder no Piauí. Ex-secretária executiva da Secretaria de Educação do Estado, atualmente assessora especial da Secretaria de Infraestrutura do Estado, é o que se pode chamar de mulher-bomba. O que ela sabe causaria muito estrago ao esquema governamental.

Poucos apostam, no entanto, numa mudança tão repentina, seria um ato de deslealdade com a primeira-dama. A mulher-forte e também rica, de acordo com dados levantados pela reportagem, agora pretende alçar voo próprio e investir em um futuro na política. Será candidata nestas eleições no município de São João do Piauí, sua terra natal e também da deputada Rejane Dias (PT). Pelo menos por enquanto terá com o que se ocupar. A não ser que a PF estrague seus planos.

Após essa breve introdução, muitos ainda devem estar se perguntando quem é a mulher alvo de várias operações da Polícia Federal e que na segunda-feira, 27 de julho, recebeu policiais em seu endereço em busca e apreensão de documentos e equipamentos.

No Diário Oficial de 5 de dezembro de 2017, pode-se ver a seguinte publicação, na página 3: "O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IX, do art. 102, da Constituição Estadual, RESOLVE NOMEAR de conformidade com o disposto no inciso II, do art. 10, da Lei Complementar nº 13, de 03 de janeiro de 1994, PAULIANA RIBEIRO DE AMORIM, para exercer o Cargo em Comissão, de Diretor Técnico, Símbolo DAS-4, da Secretaria de Infraestrutura, com efeitos a partir de 01 de Novembro de 2017."

Pauliana tem tanto poder nos bastidores do governo do Piauí que na sua agenda constam encontros com governador, primeira-dama e grandes empresários dos setores de transportes e alimentação escolar. A mulher se apresenta a quem perguntar como prima da primeira-dama e é procurada com recorrência por aqueles que pretendem se encontrar com Rejane e Wellington Dias. Para chegar ao governador ou à primeira-dama ou a muitos secretários de Estado primeiro tem que falar com Pauliana.

Mas ela não é apenas intermediária entre empresários e o poder. É também empresária, e sua empresa conta com capital social de R$ 2 milhões. Trata-se da Amorim $ SA Carvalho Empreendimentos Imobiliários Ltda, com CNPJ de n° 27.824.815/0001-41 e que, diga-se de passagem, foi atualizado há 3 meses, segundo informações da Receita Federal. Refere-se ao endereço de um hotel em São João do Piauí, situado na Travessa Antonio Cavalcante, 434. Pauliana, em oportunidade anterior, negou que esteja em funcionamento. Diz que se trata apenas de um CNJP, mas como se pode ver na documentação abaixo houve atualização recente. Também necessário destacar que a empresa não possui endereço na internet.

Pauliana pretende agora seguir carreira política. Será candidata a vice na chapa encabeçada pelo médico Alexandre Mendonça, do PSB. A princípio, ela tentou ser candidata a prefeita com apoio do prefeito Gil Carlos (PT), mas foi rejeitada. A interlocutores o prefeito disse que assumir uma candidatura de Pauliana era muito arriscado porque ela seria muito "tóxica". Diante disso, a prima rica de Rejane Dias caiu nos braços da oposição e pode mudar a história política de São João do Piauí. Ou não.

Fato é que, pela comprida ficha de escândalos e seu histórico de ligação com o casal governamental, a mulher procurou o caminho certo. Na política, ela tem futuro. (Toni Rodrigues)

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 12h29 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
15 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias