Sábado, 08 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Política POLÍCIA FEDERAL

OPERAÇÃO TOPIQUE: SIGA O DINHEIRO

A expressão Follow the money foi popularizada no filme Todos os Homens do Presidente e trata sobre enriquecimento ilícito de personagens implicados

27/07/2020 21h19
81
Por: Redação

“Follow the money” é um bordão em língua inglesa popularizado pelo docudrama “Todos os Homens do Presidente”. A expressão sugere que, num esquema de corrupção, o dinheiro deixa rastros que muitas vezes levam até os altos escalões do poder.

No filme, o roteirista William Goldman atribui a frase a Deep Throat, o informante que revelou o escândalo de Watergate. Por causa dele, o então presidente Richard Nixon foi obrigado a renunciar. No caso do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) e seus principais auxiliares, incluindo a primeira-dama e deputada federal Rejane Dias (mesmo partido), não parecem dispostos a renunciar.

Acima, a denúncia inicial e acolhimento pela Justiça Federal: a investigação prossegue com outros implicados

Pelo contrário. Querem seguir em frente, continuar no poder e manter o mesmo esquema de irregularidades que está sendo denunciado pelo Ministério Público Federal. A autoridade ministerial entende que é preciso agir o quanto antes, seguir o dinheiro e evitar que ele continue sendo desviado, caso contrário será muito mais difícil encontrar o fio da meada.

O MPF entende que a atuação nesse caso é preventiva e “e dispensa cognição exauriente, não se podendo esperar ocorrer novos dsvios, diga-se, milionários, para que haja repressão estatal.” O poder público tem que agir de pronto para evitar que a sangria persista.

“A ocultação do patrimônio ilícito obtido pelos agentes públicos e empresários persiste e, quanto maior o interstício para desvelamento do dinheiro irregular, maior será a dificuldade de reconhecimento e de recuperação de ativos.”

É preciso agir, de acordo com o documento ministerial, para evitar que o patrimônio público continue sendo assacado, os agentes públicos responsáveis persistam enriquecendo ilicitamente. Será cada vez mais difícil recuperar os recursos e punir os responsáveis, com a passagem do tempo.

Os denunciados na Operação foram Luiz Carlos Magno da Silva, Suyana Soares Cardoso, Lisiane Lustosa Almendra, Iremá Pereira da Silva, Paulo Cézar de Sousa Martins, dentre outros, conforme evidenciado na documentação do MPF. O MPF já pediu o sequestro de pelo menos R$ 12 milhões de seis implicados na operação. 

A Controladoria Geral da União entende que os valores desviados podem chegar a R$ 191 milhões. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 12h08 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
19 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias