Sábado, 08 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Política SUCESSÃO MUNICIPAL

Fábio Abreu ajuda a fazer estrada na Cacimba Velha, diz apoiador

Manoel Messias, o apoiador do deputado, afirma em perfil que será candidato a vereador; possível crime eleitoral cometido; fotos e vídeos revelariam abuso de poder econômico

27/07/2020 07h00 Atualizada há 2 semanas
152
Por: Redação
Manoel Messias aparece na foto dando instruções ao operador de maquinário (Instagram)
Manoel Messias aparece na foto dando instruções ao operador de maquinário (Instagram)

O cabo eleitoral e pré-candidato a vereador Manoel Messias, do bairro Socopo, em Teresina, publicou fotos e vídeos em sua página do Instagram para informar que o deputado Fábio Abreu (PL), ex-secretário de Segurança do estado e pré-candidato a prefeito da capital, estaria ajudando na melhoria de uma estrada vicinal no povoado Cacimba Velha.

Manoel Messias se apresenta como líder comunitário e coloca no seu perfil, além do nome, o número de Abreu na campanha para deputado federal em 2018. A publicação foi feita a 19 de julho e exalta a atuação do capitão Fábio Abreu na resolução de problemas da comunidade, ao mesmo tempo em que anuncia Messias como pré-candidato a vereador em Teresina.

 

 

 

 

 

 

Acima, print de perfil com 153 seguidores e número de Fábio Abreu na eleição 2018 (apoiador antigo); em seguida, Messias aparece com maquinário na comunidade Cacimba Velha (Fotos/Instagram)

Ele diz textualmente: “Quero agradecer ao meu amigo @fabioabreu.oficial pela ajuda na melhoria dessa estrada no povoado cacimba velha.” Em seguida, vem ícone com o polegar levantado em sinal de “tudo legal”.

O gesto pode caracterizar crime de abuso de poder econômico.

De acordo com o STE (Tribunal Superior Eleitoral), “o abuso do poder econômico em matéria eleitoral é a utilização excessiva, antes ou durante a campanha eleitoral, de recursos financeiros ou patrimoniais buscando beneficiar candidato, partido ou coligação, afetando, assim, a normalidade e a legitimidade das eleições.”

 

Maquinário fazendo estrada na Cacimba Velha: fotos foram deletadas do perfil

Entende-se por uso do poder econômico “o emprego de dinheiro mediante as mais diversas técnicas, que vão desde a ajuda financeira, pura e simples, a partidos e candidatos, até a manipulação da opinião pública, da vontade dos eleitores, por meio da propaganda política subliminar, com a aparência de propaganda meramente comercial.”

Segundo a informação do cabo eleitoral, postada na rede social, o pré-candidato a prefeito estaria ajudando a fazer a estrada, e logo ao fundo, na imagem publicada, aparece uma máquina pesada passando sobre um terreno recém-desmatado.

Manoel Messias aparece, ainda, ao lado da máquina, com a porta aberta, como se estivesse conversando com o operador e dando instruções sobre os procedimentos a serem realizados. O abuso de poder econômico é considerado crime eleitoral por conta do seu emprego fora do sistema legal, visando a vantagens eleitorais imediatas, com o fato de intervir no processo eleitoral, definindo os resultados de acordo com determinados interesses particulares.

Fábio Abreu será candidato a prefeito de Teresina contando com apoio do governador Wellington Dias (PT), que define estratégia de apoiar vários candidatos no 1° turno, dentre os quais Fábio Novo (PT) e Simone Pereira (PSD), além de José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa (MDB).

Manoel Messias apagou a publicação logo em seguida, como se tivesse sido alertado de que estaria anunciando uma prática ilícita e assim contribuindo para eventual processo contra o pré-candidato de sua preferência. Os vídeos permanecem na página. 

OUTRO LADO

Manoel Messias nega vínculo com Fábio Abreu

Nossa reportagem encaminhou algumas perguntas por WhatsApp ao líder comunitário Manoel Messias. Ele disse que tem feito gestões sobre a estrada junto ao DER/PI (Departamento de Estradas de Rodagem), do governo do estado. "Sobre o assunto tive uma reunião com o deputado João de Deus e com o Dr. Matias, do DER. Sempre falo sobre essa rodovia que está crítica faz quatro anos. A estrada que venho brigando é pela PI 112 (Teresina/União). E também por um pedaço que passa por dentro da Cacimba Velha e faz a ligação com a estrada de José de Freitas (PI 113). Mas não sou presidente de associação, não sou candidato a nada", salientou.

Ele disse ainda que tem um pedaço de terra na comunidade Cacimba Velha e que sofre muito com a situação das estradas. "Inclusive estou acabando com a suspensão do meu carro ao vir para cá periodicamente", revelou. Confessou ainda que sente pena das pessoas que residem na localidade. Negou que tenha vínculo com o deputado Fábio Abreu. "Não tenho nenhum vínculo com essas outras pessoas não", finalizou.

Manoel Messias colocou no seu perfil do Instagram que é pré-candidato a vereador. Colocou também o número de Fábio Abreu como candidato a deputado em 2018. Além do mais ele publicou agradecimento na rede social e aparece em diversas fotos com membros da comunidade. 

Também faz críticas ao governo do estado ("situação crítica de rodovia estadual há quatro anos") e mistura competências. A atribuição pela estrada vicinal da Cacimba Velha não é do DER/PI e sim da prefeitura, através da SDR (Superintendência de Desenvolvimento Rural). (Toni Rodrigues)

CONFIRA PÁGINA DE MANOEL MESSIAS

CONFIRA VÍDEOS DE MAQUINÁRIO

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 11h48 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
19 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias