Sábado, 08 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Polícia INSEGURANÇA TOTAL

Falência da Segurança Pública: PMs que deveriam proteger são alvos de bandidos

Em 48 horas, dois policiais militares são alvos de bandidos; um deles foi morto; armas circulam livremente em Teresina e principais cidades do estado

25/07/2020 22h34 Atualizada há 2 semanas
303
Por: Redação
Lídio Roberto, morto aos 39 anos (à esq.) e capitão Adonias Pedreira: baleado, entre a vida e a morte (Foto/Reprodução)
Lídio Roberto, morto aos 39 anos (à esq.) e capitão Adonias Pedreira: baleado, entre a vida e a morte (Foto/Reprodução)

Dois policiais foram baleados em Teresina, em menos de 48 horas. Um deles perdeu a vida, outro se enconta em estado grave.

O soldado Lídio Roberto de Sousa Mesquita, de 37 anos, lotado no 13º Batalhão de Polícia Militar, foi assassinado com um tiro na cabeça por volta das 14h da última quarta-feira (22).

Na sexta-feira (24), por volta das 19h, o capitão da PM Adonias Pedreira dos Santos Lopes foi vítima de uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) no Morro da Esperança, zona Norte de Teresina.

Policiais militares estiveram na residência da vítima e gravaram vídeos criticando a estrutura do sistema de segurança pública do governo.

Um deles, bastante revoltado, disse que a polícia piauiense, tanto Civil quanto Militar, padece de atenção por parte do governador Wellington Dias (PT).

Ele também criticou o ex-secretário de Segurança, Fábio Abreu, que passou pelo órgão e não deixou nenhum legado, haja vista que a segurança pública do estado carece de efetivo e de logística.

Para que se tenha ideia, o efetivo da PM atualmente é o mesmo de 1993, quando era governador do estado o economia Freitas Neto. "Quando um companheiro leva tiros numa via pública a gente passa a refletir sobre a qualidade da segurança que temos, pois o policial, objetivamente, deveria ser uma proteção da sociedade, e no presente caso ele não consegue proteger nem a si próprio", disse um oficial.

Preocupante a situação da segurança piauiense quando se trata ainda sobre a questão das armas nas mãos dos criminosos, que transitam livremente pelas oito principais cidades do estado, de acordo com mapeamento realizado pela própria polícia, mostrando que a violência e o crime se espalham com maior intensidade nestas comunidades, e tendo a cidade de Teresina como epicentro.

ARMAS CIRCULAM LIVREMENTE

Informa-se que os bandidos circulam livremente por ruas e avenidas com armas sem qualquer tipo de licença, nem de compra nem de porte, e mesmo não são apanhados porque não se realizam blitzen com a finalidade específica de garantir a tranquilidade da população neste particular.

A polícia possui mapeamento da situação, quem são os maus elementos, o que fazem, onde moram, e não tem condições de fazer nada, porque falta a inteligência para uma ação enérgica e eficaz.

Sem contar ainda com a ingerência política, que é bastante criticada dentro da estrutura da polícia tanto civil quanto militar.

Esse problema tornou-se ainda mais grave com a presença do capitão Fábio Abreu no comando da Segurança porque se imaginou que ele poderia transformar, para melhor, a política de segurança do estado, o que não realizou.

Policiais dizem que a Secretaria sempre foi usada politicamente, sobremaneira nos governos do PT. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 11h28 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
19 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias