Sábado, 08 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Política ABASTECIMENTO

Piauí ocupa um dos últimos lugares no Saneamento nacional

Pesquisa do IBGE mostra que quase 90% dos municípios piauienses não contam com saneamento básico e mais de 30% da população consome água salina ou salobra

24/07/2020 09h06 Atualizada há 2 semanas
294
Por: Redação
Mapa de cobrança pelo esgotamento sanitário
Mapa de cobrança pelo esgotamento sanitário

Recentemente foi divulgado a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2017, pelo IBGE (Instituto BRasileiro de Geografia e Estatística). Mais uma vez, o Piauí ocupa um dos últimos lugares no Saneamento Nacional.

De acordo com os dados, é o quarto estado que mais capta  água salina ou salobra à população (31,5%), quase 90% dos municípios não possuem esgotamento sanitário (só fica à frente do Maranhão, Pará e Amazonas), além do que, 32% dos municípios despejam diretamente esgoto nos lagos ou rios, dentre inúmeros outros problemas.

Em alguns municípios, o serviço é municipalizado. Mesmo assim, a maior parte é de responsabilidade do governo do estado, através da Agespisa (Companhia de Águas do Piauí).

Um exemplo é o município de Campo Maior, 82 km ao norte de Teresina, onde o abastecimento é controlado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), pertencente ao município. A qualidade da água fornecida pelo município é muito precária, extremamente salinizada e os consumidores recorrem ao abastecimento privado. Compram garrafões para abastecer estabelecimentos e residências.

Ressalte-se que o município sofre há anos com as gestões do PT, segundo relatos de seus moradores. Primeiro, Paulo Martins, suplente de deputado convocado, e mais recentemente, Professor Ribinha, que se apresentava como "o o filho do vaqueiro que chegou a prefeito" e está enredado numa série de escândalos, a começar por aqueles investigados na Operação Topique, da Polícia Federal.

A maioria dos estudos científicos salientam que cerca de 80% das doenças são de veiculação hídrica. A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2017 salienta que as Unidades da Federação com os maiores percentuais de Municípios onde as entidades executoras faziam a captação de água salobra, salgada ou salina foram Rio Grande do Norte (49,1%), Ceará (47,5%), Paraíba (34,0%), Piauí (31,5%) e Bahia (30,2%).

Em todas as demais, os percentuais referentes a esse tipo de captação situaram-se abaixo da média do País (8,4%). No estado do Piauí, 97,0% dos Municípios com captação de água doce possuíam ponto(s) de captação em poço profundo; 15,9%, ponto(s) de captação superfi cial; e 1,5%, poços rasos. (Toni Rodrigues)

Veja a pesquisa na íntegra AQUI

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 12h29 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
15 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias