Terça, 20 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Saúde VERDÃO

Relatório revela que hospital de campanha não conta com respiradores

Estrutura existente prejudica atendimento aos pacientes afetados pelo Covid-19; governador havia garantido 230 profissionais e mais de 100 leitos

21/07/2020 16h03 Atualizada há 3 meses
639
Por: Redação
Hospital de campanha: leitos sem funcionamento por falta de respiradores
Hospital de campanha: leitos sem funcionamento por falta de respiradores

Reduzida oferta de leitos, equipe de enfermagem insuficiente, precarização do atendimento aos pacientes com Covid-19. Esta foi a conclusão de uma investigação realizada pelo SUS/Ministério da Saúde junto ao Hospital de Campanha do Verdão, mantido pela Sesapi (Secretaria de Saúde do Piauí)/governo do estado.

O levantamento foi feito pelo médico assessor de auditorias Antônio Castelo Branco de Deus (DRCAA/GERAUD/FMS) e pela enfermeira Wilziane Bezerra de Moura (COREN/PI 480.228). De acordo com relatório do levantamento, a vistoria ocorreu em 15 de junho de 2020, acompanhada pela enfermeira Paula Silva Freitas, responsável pelas informações obtidas em visita in loco à Unidade.

Durante a vistoria, foi constatada a existência de 42 leitos de enfermaria, sendo 19 ocupados e 23 desocupados, com equipe de profissionais de enfermagem incompleta, diminuindo assim a demanda de pacientes. 

O atendimento ao paciente crítico ou grave com Covid-19 que necessita de Estabilização é feito por meio de 13 leitos. Durante a vistoria observou-se ainda que nove leitos estavam completamente montados e equipados e quatro leitos montados e parcialmente equipados, faltando respiradores.

LEITOS DE ESTABILIZAÇÃO

O mencionado hospital de campanha conta com 13 leitos de estabilização. Na data da visita, verificou-se que sete estavam ocupados e seis disponíveis. No entanto, quatro leitos entre os disponíveis não estão aptos a receber pacientes por falta de respiradores.

Além disso, constatou-se que os 13 leitos não são informados para o Gestor Saúde e CNES (logo, indisponíveis para regulação) por ser retaguarda do próprio estabelecimento. “Diante do exposto, concluímos que o Hospital de Campanha Estadual Verdão encontra-se com equipe de enfermagem reduzida, diminuindo assim a oferta de leitos para receber pacientes com Covid-19”, enfatiza o documento.

ATUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Trata-se de um trabalho de atualização de informações referentes a leitos de enfermarias para enfrentamento da pandemia Covid-19. O documento gerado por esse trabalho joga por terra o discurso do governador Wellington Dias e seus auxiliares da área de saúde porque demonstram a incapacidade do hospital de campanha, frente a uma visita técnica, para os atendimento aos pacientes em questão.

A FALÁCIA DO GOVERNADOR

De acordo com o governador, em 29 de maio, colocaria a disposição dos pacientes 103 leitos. Desses, 90 seriam clínicos, que atenderiam casos mais leves da doença, e 13 de estabilização. O governador também disse que 230 profissionais atuariam junto ao hospital. Teriam sido aplicados cerca de R$ 5 milhões na obra que já começou apresentar problemas desde o seu início.

O espaço está à disposição para os esclarecimentos do governo, caso queira apresentá-los. (TR)

CONFIRA TRECHOS DO DOC ABAIXO:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 19h46 - Fonte: Climatempo
36°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 40°

36° Sensação
6 km/h Vento
27% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 40°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 41°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias