Sexta, 07 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Cidades DESCASO

Em Piracuruca, governo abandona prédio histórico; Em São João do Piauí, população consome “água negra”

A sombria realidade dos municípios piauienses frente ao descaso administrativo do governo Wellington Dias

18/07/2020 07h18 Atualizada há 3 semanas
829
Por: Redação
Casarão construído na década de 30 está abandonado (Acervo Familiar)
Casarão construído na década de 30 está abandonado (Acervo Familiar)

Ao longo da semana, o site tonirodrigues recebeu várias denúncias sobre abandono no interior. Numa delas, de Piracuruca, Domingos Demerval nos informa sobre o prédio histórico pertencente, outrora, ao seu avô, o comerciante Olegário de Morais Machado. Foi construído na década de 30 e posteriormente adquirido pelo governo do estado. Foi abandonado no governo Wellington Dias.

 

 

 

PIRACURUCA - PRÉDIO HISTÓRICO

Veja o relato de Domingos Demerval:

“Essa construção fica na avenida Coronel Pedro de Brito Passos, no centro de Piracuruca, ocupando o quarteirão inteiro. Foi construído pelo meu avô Olegário de Morais Machado, na década de 30, para fins comerciais, em pleno ciclo da carnauba. Com sua morte em 1971 foi adquirido pelo o estado do Piauí e hoje encontra-se assim.”

 

ABRIGOU PROGRAMA DO LEITE, APAE...

“Originalmente um armazém de compra e vendas de pó de carnauba e produtos agrícolas. Quando passou ao estado funcionou o programa do Leite, Sersom, entre outros, e por último foi cedido para APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que não chegou a funcionar por causa de um incêndio criminoso praticado por usuários de drogas, daí foi completamente abandonado.”

PATRIMÔNIO DEPRECIADO E ALUGUÉIS

O governo do estado aluga vários prédios em todo o estado do Piauí. Enquanto isso, seu patrimônio próprio encontra-se em condições lamentáveis, a exemplo do prédio de Piracuruca que nos é reportado pelo ilustre Domingos Demerval. O dinheiro que se gasta com aluguéis poderia muito bem ser aplicado na reforma e melhoria do prédio histórico, mantendo suas características originais e assim, além de tudo, valorizando a cultura e a nossa identidade histórica.

 

 

SÃO JOÃO DO PIAUÍ: “ÁGUA NEGRA”

“Meu caro Toni Rodrigues, veja a qualidade dessa água. Melhor dizendo, qualidade não... a cor. Totalmente preta. Água negra para a população beber. É assim que sai das nossas torneiras”, diz o popular que nos envia a matéria. Ele fez fotos e vídeos da água saindo diretamente das torneiras. Município de São João do Piauí. Cidade governada por petista histórico e muito próximo do governador. Ex-presidente da APPM. “Esse é o tratamento que o governo dispensa para nossa comunidade.” O abastecimento de água de São João do Piauí é feito pela Agespisa. Escritório localizado na Travessa Adail Coelho Maia, 134.

OUTRO LADO

Informamos que o espaço do site está inteiramente aberto para os esclarecimentos necessários. Autoridades mencionadas podem fazer uso, se assim desejarem, para apresentar sua versão dos fatos. (Toni Rodrigues)

Confira vídeo abaixo:

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 23h25 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

27° Sensação
11 km/h Vento
51% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias