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Política JOCA MARQUES

Por incrível que pareça, essa rodovia recebeu dotação de R$ 3,2 milhões

Governo do Piauí destinou recursos para obras de melhoramento nas estradas da região; no entanto, os recursos nunca chegaram; estrada apresenta verdadeiras

13/07/2020 14h07 Atualizada há 4 semanas
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Por: Redação
Na ligação com a PI 214, buracos dificultam trajeto
Na ligação com a PI 214, buracos dificultam trajeto

É crítica a situação do entroncamento rodoviário que liga a rodovia PI 214 ao município de Joca Marques, na região norte do Piauí. Verdadeiras crateras despontam nos diversos trechos da rodovia. Os buracos aparecem também em grande quantidade na zona urbana do município. No ano passado foram destinados cerca de R$ 3,215 milhões para a realização de obras de manutenção e melhoramento de rodovias na região. Tudo indica que os recursos nunca chegaram ao seu destino.

Um morador local fez vídeos do trecho que vai da rodovia PI 214 até a cidade de Joca Marques mostrando os buracos. No vídeo ele reclama da situação e lamenta que o município não tenha prefeito. “Não tem prefeito e nem deputada. Quer dizer, pode até ser que apareça em algum momento, mas na hora de resolver os problemas da comunidade a gente não encontra ninguém”, salientou.

Ele se diz um defensor do presidente Jair Bolsonaro porque o mesmo não concordaria com esse tipo de abandono a que estão, segundo ele, sujeitos os moradores do município. O reclamante nos encaminhou cópias dos vídeos e também várias fotos que mostram o estado lamentável da rodovia.

Mas o município tem prefeito, sim. Trata-se de Betão, do PT, eleito em 2016. Edilberto Aguiar Marques Filho pertence ao esquema da deputada Janaína Marques, do mesmo partido. Os dois são irmãos. Ou seja, também tem deputada. A propósito, deputada que já foi prefeita do município. Mas que agora, de acordo com populares, só aparece em tempo de vaquejada. Faz algumas maquiagens na rodovia, e pronto. Ponto final.

Mais um detalhe: Janaína pertence ao esquema do governador Wellington Dias (PT). Em síntese: não haveria motivo para que a rodovia chegasse a essa condição lastimável em que se encontra atualmente.

 

 

O entroncamento da PI 214 até Joca Marques está praticamente intrafegável

PERCURSO EM QUASE UMA HORA

Segundo ele, o perímetro de 11 quilômetros entre Joca Marques e Luzilândia, antes era percorrido, mesmo com estrada de chão, em pouco mais de 11 minutos. Hoje, se leva entre 40 minutos e uma hora para fazer o mesmo percurso. O município foi contemplado com asfaltamento no ano de 2009 a partir do empréstimo de R$ 1,2 bilhão realizado pelo Governo do Estado.

O asfaltamento foi feito em TSS (Tratamento Superficial Simples). Para economizar dinheiro, de acordo com especialistas, na época, o Executivo estadual colocou uma camada asfáltica de apenas 2,5cm quando deveria ser pelo menos o dobro. O Tratamento Superficial Duplo, ou TSD, seria o correto e só foi adotado depois.

 

Na área urbana de Joca Marques, a mesma situação deplorável

ONDE FOI PARAR O DINHEIRO?!

No ano passado, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado n° 113, de 17 de junho de 2019, extrato para Termo de Aditamento de Contrato PJU/070/2016, Processo Administrativo n° 0430/19, para execução dos serviços de manutenção da malha rodoviária estadual, compreendendo as rodovias estaduais, acessos de ligação, anéis, contornos e arcos do Território de Desenvolvimento dos Cocais, onde estão inseridos, além de Joca Marques, os municípios de Porto, Campo Largo do Piauí, Matias Olímpio, Nossa Senhora dos Remédios, Barras, Batalha, Piracurura, São José do Divino, São João do Arraial, Morro do Chapéu, Joaquim Pires, Palmeiras, Piripiri, Madeiro, Luzilândia, Brasileira, Domingos Mourão, Lagoa do São Francisco, Milton Brandão e São João da Fronteira.

Seria contemplado também o acesso ao Parque Nacional da Cachoeira do Urubu, entre Esperantina e Batalha. Seriam realizadas obras em 597,26 km de rodovias. O contrato tinha vigência até 31 de dezembro de 2019. Como se vê, as obras não foram realizadas. O Governo comprometeu para esse trabalho a importância R$ 3,215 milhões, conforme contrato assinado entre o engenheiro José Dias de Castro Neto (Diretor Geral do DER/PI - Departamento de Estradas de Rodagem) e Francisco Leonardo de Carvalho Mendes, representante legal da empresa Pac Engenharia Ltda. (Toni Rodrigues)

ACESSE AQUI O DIÁRIO OFICIAL COM ADITAMENTO

 

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