Sexta, 07 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Cidades RELIGIÃO

Faz hoje 40 anos da visita de João Paulo II ao Piauí

O papa desembarcou e beijou o solo teresinense; em seguida recebeu um chapéu de couro e leu a frase "Santo Padre, o povo passa fome"

08/07/2020 10h16
158
Por: Redação
João Paulo II beija o solo ao desembargar: tradição em todas as viagens (acervo histórico)
João Paulo II beija o solo ao desembargar: tradição em todas as viagens (acervo histórico)

Hoje faz 40 anos da visita do papa João Paulo II ao Piauí. Era uma terça-feira, por volta de 10h30min, quando o Santo Padre desembarcou no aeroporto Petrônio Portella. Foi recepcionado pelo então governador Lucídio Portella e pelo arcebispo de Teresina dom José Freire Falcão. O jornalista Zózimo Tavares escreveu livro intitulado "100 Fatos que Marcaram a História do Piauí" com capítulo sobre o assunto.

A vinda de João Paulo II foi articulada pelo embaixador Expedito Rezende, de Piripiri, e pelo senador Petrônio Portella, que morreu alguns meses antes da visita. Ao chegar em Teresina, o papa desembarcou e beijou o solo. Momento de grande emoção. Havia cerca de 100 mil pessoas na plateia.

Logo em seguida, recebeu de presente um chapéu de couro, que não coube em sua cabeça. Ele disse: "cabeça grande, não caber chapéu." Na verdade, o adereço era pequeno. Ao iniciar sua fala de pouco mais de 10 minutos, o papa viu de si uma enorme faixa, com os dizeres: "Santo Padre, o povo passa fome." Ele adaptou: "Pai Nosso, o povo passa fome." Foi manchete nos jornais do mundo inteiro.

Agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) imediatamente recolheram a mensagem e encaminharam os manifestantes para a carceragem da Polícia Federal. A faixa foi uma ideia da Pastoral da Juventude, da capital, e patrocinada pelo padre José Costa. Ele disse que pagou o material e sugeriu a frase.

Foi confeccionada no Edifício Paulo VI, onde funcionava a Pastoral da Juventude, na época rua Desembargador Freitas. Os jovens presos Raimunda Reis, Hortênsia Mendes, Antônio Carlos (Palhaço Pancinha) e Edmilson, foram liberados pouco depois, a partir da intervenção do arcebispo dom José. Ele argumentou que para manter o pessoal preso teriam que prender também o papa. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 23h25 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

27° Sensação
11 km/h Vento
51% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias