Sábado, 08 de Agosto de 2020
86 99979-7842
Brasil SUPREMO

O incômodo silêncio em torno das agressões contra Oswaldo Eustáquio

Jornalista foi liberado pelo supremo Alexandre de Moraes, imagine só, mas não pode exercer sua profissão de jornalista

07/07/2020 19h02
66
Por: Redação
Oswaldo Eustáquio identificado como blogueiro
Oswaldo Eustáquio identificado como blogueiro

Chega a incomodar o silêncio em torno da figura de Oswaldo Eustáquio, jornalista paranaense, do site Agora Paraná, e que nas matérias a seu respeito é apresentado como blogueiro. Não que ser blogueiro seja algo deprimente ou que atente contra a dignidade que exerce tal mister. No entanto, é preciso que se dê a tudo o seu nome certo.

Eustáquio é jornalista. Se ele tem preferência política pelo presidente Jair Bolsonaro, isso também não deveria denegrir a sua imagem. Vivemos numa democracia. Jornalistas também têm direito de escolha. E não adianta vir com aquele velho papo furado de que devemos agir com imparcialidade.

Ter preferência política não diminui jornalista nenhum. Todo profissional de imprensa pode ter a sua preferência. O que não pode ser parcial é a notícia. Esta, tem que ouvir todos os lados, tem que oferecer o maior leque de variáveis para que as pessoas possam formar seu conceito sobre o que está acontecendo aqui e alhures.

Oswaldo Eustáquio foi preso durante cerca de 10 dias por determinação do supremo ministro Alexandre de Moraes, do STF, acusado de usar espaços na internet para disseminar fake news e agressões outras contra ministros do Supremo, todos supremos ministros, e demais Poderes da República. Distribuir agressões é fazer críticas sobre aquilo com o que se discorda.

Sempre entendemos isso como diversidade de opinião. Todos temos direito a nos manifestar numa sociedade democrática. Bem, está explicado. Numa sociedade democrática. Todos silenciam perante a agressão que se pratica contra o jornalista, proibido de exercer sua profissão. Ele foi liberado pelo supremo ministro com a determinação de que não pode publicar notícias, nem fazer vídeos ou entrevistas. E ninguém diz absolutamente nada.

Os organismos sindicais, todos de uma esquerda lamurienta, burra e perseguidora, acham que estão fazendo muito bem silenciar. Os veículos de imprensa entendem da mesma forma, afinal Oswaldo Eustáquio é apenas um bolsonarista nessa selva de pedra e filosofia de butiquim. Mas não é bem assim. E aí lembro daquele poema clássico e citado de forma recorrente pelo qual todos são levados para fins ignorados e nada fazemos. Assim, quando chega a nossa vez, ninguém fará nada por nós.

Democracia é participação. É liberdade. É defesa do direito de manifestação, de opinião. A diversidade de manifestações é que constrói o fabuloso mosaico de realizações pátrias. Nada surge sem uma ideia que antecipe. Nenhuma ideia se fundamenta sem o necessário debate social. É nisso que se sustenta a autodeterminação, sem o que perdemos o sentido de existir. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 12h08 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
19 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias