COVID 19

Prefeitura apresenta plano para retomada da economia em Teresina

Reabertura será feita em quatro fases; setores de construção civil, vestuário, veículos e motocicletas, dentre outros, funcionarão na 1ª fase

29/06/2020 17h09Atualizado há 3 dias
Por: Redação
1.615
Firmino e Washington conduziram videoconferência com a imprensa (Foto/Reprodução)
Firmino e Washington conduziram videoconferência com a imprensa (Foto/Reprodução)

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) apresentou perspectiva de reabertura das atividades econômicas e sociais na capital piauiense na medida em que se faz eficiente o combate ao Coronavírus e a pretensa redução do número de casos. Foi durante uma videoconferência pelo Google Meet. O chefe do Executivo teresinense disse que a alternativa agora é endurecer o controle social para garantir uma retomada segura.

A primeira fase atende a indústria da construção civil, vestuário, impressão e reprodução, comércio, veículos e motocicletas, produtos de metal, construção de edifícios, obras de infraestrutura, comércio de peças novos e acessórios para veículos e motocicletas. Devem funcionar quatro dias por semana, seis horas por dia.

Também comtempla extração de minerais, madeira, metalurgia, fabricação de produtos de metal, materiais elétricos, móveis, serviços de engenharia, testes e análises técnicas, atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria, comércio varejista e atacadista de materiais de construção.

REABERTURA EM QUATRO FASES

A apresentação foi feita pelo professor Washington Bonfim. Ele disse que serão quatro fases a serem implementadas de modo a garantir a reabertura a partir do dia 6 de julho, de acordo com a redução dos índices. O professor comentou que serão abertas atividades em quatro fases, observando três tipos de restrição.

Empresas devem apresentar plano de segurança aberto ao público e aos seus funcionários, em conformidade com decreto 19.854, de 25 de junho de 2020. Deve haver também um plano de testagem devidamente compartilhado. O projeto prevê a passagem de uma fase para outra apenas em caso de redução dos índices, de maneira efetiva.

“A prefeitura tem sido bastante clara em relação à segurança da sociedade, do trabalhador, do cliente. Vamos continuar buscando apoio da ciência e dos números, de modo que a reabertura seja a mais segura possível e que não se venha a enfrentar situações como em cidades do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, que se viram obrigadas a retroceder depois de promover a reabertura, abriram e depois tiveram que fechar de novo”, disse Bonfim.

RECUO, SE NECESSÁRIO

O prefeito Firmino Filho disse que, se houver o aumento do número de casos, certamente serão adotadas novas medidas para contenção. Antes, será feito um cuidadoso monitoramento, com muito cuidado e atenção.

"A dinâmica do vírus está se esgotando, como se vê em outros países. Se fizermos esse esforço final, nós poderemos ter a redução e isso nos propiciará em torno da reabertura. Temos que pisar no freio para garantir a segurança"

 "PREFEITURA ABERTA A ENTENDIMENTO"

O professor Washington Bonfim, que atua na coordenação de assuntos ligados ao combate à Covid 19, disse que não houve uma proposta de lockdown de 12 dias. Não se tratou sobre prazo. Segundo ele, a prefeitura está aberta para entendimento neste sentido. Nada está sendo feito em desacordo com as entidades e autoridades. A prefeitura trabalha em conjunto com a Ufpi (Universidade Federal do Piauí).

DESCONTINUIDADE DO GOVERNO FEDERAL

O prefeito disse que houve uma descontinuidade muito grande do governo federal no tratamento da pandemia, sobremaneira no tocante à mudança de ministros. O governo federal do estado repassou cerca de 10 mil testes, enquanto que a municipalidade adquiriu cerca de 10 mil testes. O prefeito está animado agora com apoio em torno de profissionais. Ressaltou que é preciso aumentar a capacidade de testagem.

CRÍTICAS DE EMPRESÁRIOS

Firmino falou ainda sobre críticas de empresários que clamam pela reabertura. Ele analisou especificamente os casos de supermercados, que estavam funcionando e que tiveram que fechar um dia no último final de semana e mesmo assim se insurgiram contra a medida. Conseguiram determinação judicial para funcionar durante o lockdown. Logo em seguida a medida foi cassada pelo presidente do TJPI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Firmino falou também sobre seu tratamento para o Covid 19. Ele disse que ficou de repouso em casa, foi medicado à base de tillenol e ivermectina. "Tive cuidados médicos e segui à risca todas as orientações", enfatizou o chefe do Executivo. (TR)

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias