YOUTUBE

Wilson Gondim fala sobre excessos no inquérito do STF contra fake news

Presidente da Comissão de Liberdade de Expressão e de Imprensa afirma que existem excessos contra a atuação de jornalistas e da sociedade

18/06/2020 09h04Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
54
Advogado Wilson Gondim em live com Toni Rodrigues
Advogado Wilson Gondim em live com Toni Rodrigues

O presidente da omissão de Liberdade de Expressão e de Imprensa da OAB/PI, advogado Wilson Gondim Cavalcante Filho, declarou em live no Canal Toni Rodrigues Além da Notícia que existem atualmente muitos abusos praticados contra a imprensa. Isso parte das mais elevadas autoridades do país e não encontra respaldo na lei.

A liberdade de expressão e de imprensa é garantia constitucional, desde que não se pratique exageros, como mentira sobre a personalidade do suposto ofendido e incitação ao crime. Gondim afirmou que, por outro lado, existem alguns excessos, mas estes precisam ser punidos pontualmente sem que se agrida a liberdade em si.

O direito do cidadão brasileiro em ter sua opinião não pode ser aviltado nem confundido por causa de fatos isolados que não comprometem a segurança jurídica nacional. O que compromete a segurança é quando poderes adentram as atribuições de outros poderes. Ou quando tribunais se arvoram do direito de legislar, legisladores querem fazer o papel de julgadores e dirigentes do executivo tentam chamar para si todos os poderes da república.

Wilson Gondim é especialista no direito de imprensa e tem atuado em defesa de muitos jornalistas, com resultados positivos. Ele também tratou sobre o caso do jornalista Arimatéia Azevedo e disse que, independente do resultado final do julgamento, com o reconhecimento ou não de sua culpa, o processo tem que seguir o rito da lei.

Alguns excessos foram praticados na prisão do jornalista, que ficou na cadeia entre 12 e 17 de junho. Wilson Gondim defendeu a ação da polícia e disse que o comportamento do delegado Tales Gomes tem sido correto. (Da Redação)

Veja vídeo abaixo:

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias