Quarta, 30 de Setembro de 2020
86 99979-7842
Política IMPRENSA

Vazamento de dados compromete sigilo da fonte, diz Wilson Gondim

Advogado assume presidência da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB/PI e manifesta preocupação com momento atual do estado e do país

17/06/2020 08h11 Atualizada há 3 meses
55
Por: Redação
Dr. Wilson Gondim assume Comissão da OAB/PI
Dr. Wilson Gondim assume Comissão da OAB/PI

O advogado Wilson Gondim declarou nesta terça-feira (16) que está preocupado com os limites da liberdade de expressão e com a preservação do sigilo da fonte. 

Suas afirmações foram feitas ao tomar posse como presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB/PI (Ordem dos Advogados do Brasil).

Segundo ele, em raros momentos a liberdade de imprensa e de expressão esteve tão prejudicada em nosso país, e mais recente identificou uma série de tentativas de agressão contra o direito de preservação da fonte.

"Isso é determinante para que uma pessoa que não gostaria de se expor publicamente por vários motivos, sendo o principal deles a perseguição política, deixe de fazer denúncias ou prestar esclarecimentos necessários ao conhecimento ou elucidação de um determinado fato de interesse público", disse Wilson Gondim.

No seu entender, se não houvesse sigilo da fonte jamais um militar lotado no Gabinete Civil do governo do Estado teria divulgado para a imprensa dados sobre a viagem do filho do governador com uso de jato particular e despesas pagas pelo erário.

"O sigilo da fonte tem o objetivo de garantir o direito à informação", acentuou Gondim, acrescentando que o jornalista tem todo o direito de preservar suas fontes e quando se retém o celular de um profissional para fins de investigação esses dados não podem ser, absolutamente, vazados aleatoriamente. (TR)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 22h39 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 39°

27° Sensação
13.5 km/h Vento
44.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias